PMAQ-novo

Em cumprimento ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, a partir do dia 03 de agosto, os agendamentos de exames em São Simão só serão feitos nos postos de saúde (ESF).

Segundo a Coordenadora Municipal em Saúde, Catiúcia Bessa, o usuário levará a solicitação de exames na ESF’s onde é cadastrado ou na unidade mais próxima de sua casa, em seguida os mesmos serão avaliados e autorizados pela equipe da respectiva unidade e naquele momento já será informada a data da coleta.

“Os laboratórios irão efetuar a coleta dos exames também nas Unidades QUINZENALMENTE, sendo orientada a data da coleta no momento do agendamento, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou Catiúcia.

A Coordenadora explica ainda que os exames efetuados em clínicas conveniadas com a prefeitura, também serão agendados por um profissional de saúde e o usuário será informado do dia, horário e clínica onde será realizado o exame, não sendo necessário o mesmo ir até as clínicas para realizar o agendamento.

“Tudo será agendado e organizado pelos profissionais de saúde habilitados para esses agendamentos. Portanto, ao comparecer à unidade de saúde para autorizar os exames, o usuário deverá portar o CNS (Cartão Nacional do SUS), documentos pessoais e carteirinha do município”, falou a Coordenadora Catiúcia.

Os agendamentos estão previstos para iniciarem a partir de 03/08/2015 e as coletas de exames laboratoriais, para as semanas dos dias 10 à 14/08 e 24 à 28/08/2015, em todas as ESF’s em dias previamente agendados pelas equipes.

Para o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, o Programa busca proporcionar a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.

“O PMAQ prevê a sistematização dos processos de trabalho, com o apontamento dos problemas e a busca de soluções enquanto equipe e junto ao gestor, garantindo a melhoria do fluxo de atendimento à população”, afirmou Dr. Márcio.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica foi instituído pelo Ministério da Saúde em julho de 2011e procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.