01

A nova diretoria do Fórum da Região dos Lagos do Paranaíba tomou posse dia 17 de março, em Três Ranchos. A nova região é formada pelos municípios de Três Ranchos, Buriti Alegre, Itumbiara, Inaciolândia, Quirinópolis, São Simão e Lagoa Santa.

Segundo a presidente do Fórum e secretária de Turismo de Três Ranchos, Clícia Santos, “a nova região almeja promover seus destinos, de forma integrada. Cada município possui suas especificidades, apesar de ofertarem turismo de sol e lago, e possibilitam a pesca esportiva, esportes náuticos, prática de moutain bike e trilhas, além de passeios de lancha e flutuante para contemplar a beleza natural de seus destinos.”

A diretoria é composta por: presidente: Clícia Lilian dos S. Feitosa (Três Ranchos); vice-presidente: Luciana Goulart M. Alves (Itumbiara) e secretária: Jiuliane Hallidey Lopes Neves (São Simão).

A Região Turística dos Lagos do Paranaíba é a maneira utilizada para vender os 07 destinos turísticos que compõem a região. Cada um com suas peculiaridades turísticas, apesar de terem em comum os “Lagos”.

mapa região dos lagos Paranaíba

  • São Simão – Lago Azul e Cataratas do Itaguaçu dividem as atenções! Um dos atrativos mais importantes é o Lago Azul, com águas cristalinas e mais de três quilômetros de praia, onde é possível nadar e praticar esportes náuticos. As Cataratas de Itaguaçu também são belíssimas, uma de suas maiores riquezas naturais. As corredeiras do Rio Claro proporcionam a pesca e a prática de esportes como a canoagem. O município possui um bom número de pequenos hotéis e serviços associados ao turismo de pesca.
  • Três Ranchos – O principal atrativo turístico do município é o Lago Azul, um dos maiores de água doce do País. Criado pelo represamento do Rio Paranaíba, atrai grande número de turistas que vão em busca de contato com a natureza, descanso e também para praticar esportes náuticos e de aventura, como canoagem, remo, jet ski e ski aquático. Também é possível fazer trilhas e apreciar a vista do Mirante do Cristo, que fica na Serra de Três Ranchos.
  • Buriti Alegre – O destaque do município é o Lago das Brisas, uma espécie de mar de água doce. Criado com a construção da Hidrelétrica de Furnas em Itumbiara, tem 778 km² de área, cerca de duas vezes e meia maior que a Baía de Guanabara (RJ). De beleza inigualável, é formado pelo encontro dos rios Piracanjuba, Corumbá e Paranaíba. O lago atrai grande número de turistas em finais de semana, feriados e férias. O Povoado de Corumbazul, situado a apenas 27km de Buriti Alegre e mais próximo ao lago, é bem estruturado para receber visitantes.
  • Itumbiara – Pesca do tucunaré atrai amantes do esporte! A região do Lago da Represa do Rio Paranaíba promove encontros para a prática da pesca esportiva, sendo destaque a pesca do tucunaré. Vale a pena visitar o Museu da Cultura e a ponte pênsil Affonso Penna, tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan. O calçadão da Avenida Beira-Rio oferece um cenário para caminhadas ao longo da orla, bem como desfrutar dos bares e restaurantes.
  • Inaciolândia – Cidade onde se pode desfrutar de belas paisagens e práticas esportivas no Lago do Rio dos Bois e uma culinária de dar água na boca!
  • Quirinópolis – Cid  ade conhecida pela Chica Doida, autêntico prato da gastronomia goiana que tem como ingredientes milho, linguiça, queijo, guariroba e jiló, além de pimenta, que dá um sabor a mais para a iguaria. Tem bastante potencial para o ecoturismo, com seus rios, serras, lagoas e cachoeiras. O Lago Dourado, formado pela Usina de São Simão, é excelente para a prática de esportes náuticos. O Lago do Sol Poente é um dos cartões postais da cidade e sedia eventos de várias modalidades.
  • Lagoa Santa – Lagoa Santa é um paraíso de águas termais formado por uma lagoa de água cristalina com temperatura média de 31ºC, cercado por mata, rio e nascentes termais. A água possui fontes naturais sulfurosas, ideais para quem deseja relaxar e recarregar as energias. Além disso, é possível fazer turismo rural e passear de lancha pelo Rio Aporé.

Logo da Região dos Lagos do Paranaíba