Aconteceu na noite desta quinta-feira (30/11), no Colégio Municipal Leopoldo Moreira, a aula inaugural da Formação Continuada para professores alfabetizadores do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, realizada por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A solenidade promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação contou com as presenças do Vice-prefeito Dr. Wallisson de Freitas, o secretário da Educação, Divino Nogueira, a Coordenadora Pedagógica Municipal e Coordenadora Municipal do PNAIC, professora Valdirene Oliveira, a Diretora do Cemei Ester Giordani, professora Franciele Romão, as professoras formadoras, Agrian Floriano, Claudinéia Freire e Rita de Cássia Capanema e, a Assessora de Gabinete Parlamentar, Leiliane Faria Souza. Durante o encontro, foram abordadas as práticas alfabetizadoras utilizadas em salas de aulas e reflexões dos conhecimentos trabalhados nas escolas. “Este tipo de formação possibilita a troca de experiências, o aprimoramento das técnicas de ensino e a valorização do professor, que consequentemente irá refletir na qualidade de ensino ofertado nas nossas escolas. Desde o início do projeto já tivemos excelentes resultados, graças à dedicação dos professores na realização do trabalho”, explicou o secretário Divino Nogueira. O Pnaic abrange a alfabetização em língua portuguesa e matemática. A realização de avaliações com foco na alfabetização pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o apoio gerencial, técnico e financeiro, aos entes que tenham aderido às ações para a efetiva implementação. As ações de formação tanto do Pnaic têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino, estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além de reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, e ainda, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores. O foco das ações do pacto são os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, a responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da matemática no nível recomendável para cada idade.