Ninguém consegue prever quando uma parada cardíaca irá acontecer. Ela pode surgir de forma súbita, independente da idade da pessoa, lugar ou momento. Estar preparado e saber como agir diante de uma situação como esta pode salvar a vida de uma pessoa. Por isso, com intuito de orientar à população sobre os cuidados no atendimento de primeiros socorros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu nesta sexta-feira (13), na Praça Júlio Bernardes de Oliveira, o 1.º Anima São Simão ou Dia de Reanimação Cardiopulmonar, com ações de treinamento para o público em geral e simulações sobre os primeiros procedimentos em vítimas de parada cardiorrespiratória. De acordo com o coordenador de enfermagem do Samu, João Horácio, as ações tiveram como objetivo levar conhecimento à população. “Quanto mais pessoas souberem realizar a reanimação cardiopulmonar mais vidas serão salvas, é o que mostram as estatísticas”, enfatizou. Eventos semelhantes já acontecem em todo país, e segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. A cada minuto que se passa sem o socorro devido, a chance de uma vítima de Parada Cardiorrespiratória (PCR) se recuperar diminui em 7 a 10 %. A morte cerebral e morte permanente ocorrem entre 4 e 6 minutos após o início da PCR. Poucas tentativas de ressuscitação são bem-sucedidas após 10 minutos. Em 86% dos casos a PCR ocorre nos próprios lares da vítima e em 50% são assistidos por uma criança ou adolescente, sem a presença de um adulto. Nestes primeiros instantes após o colapso as chances de sobrevivência da vítima estão nas mãos de pessoas “leigas”. Em todo o mundo, as estatísticas comprovam que uma comunidade devidamente treinada aumenta em 50% as chances de sobrevivência das vítimas de acidentes cardiovasculares. O Dia da Reanimação Cardiopulmonar tem o propósito de levar conhecimento e metodologias de salvamento à população. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e contou com a participação do secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira e da equipe do Samu, João Horácio, Ana Maria, Valdivam, Ciro Palazzo, Fábio Dias e Márcia Martins.