A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da atenção básica das UBS, promoveu na manhã desta sexta-feira (24), o Dia D para exames de prevenção relacionados ao câncer de colo do útero e solicitação de mamografia, para diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação aconteceu na sede da secretaria de Saúde, dentro da campanha do Outubro Rosa, realizada nacionalmente com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do autocuidado, além de compartilhar informações sobre as doenças. O prefeito Ibinho acompanhado de uma comitiva que incluiu o vice-prefeito Dr, Wallisson; o secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira, o vereador Antônio Camilo e o chefe de gabinete, João Paulo Medeiros, marcou presença na solenidade de abertura da campanha e em seguida visitou a Sala de Vacinas da secretaria de Saúde, a Unidade Móvel Odontológica Dr. Rogério Pinheiro Carvalho e o consultório odontológico da UBS I Waguines Júlio de Castro. Ele também acompanhou a vacinação de crianças da campanha contra o sarampo e conversou com os profissionais que estavam realizando as atividades do Outubro Rosa, numa programação dedicada exclusivamente à saúde da mulher São Simãoense. Sobre o Outubro Rosa, o gestor reconheceu a necessidade de intensificar a campanha para conscientização das mulheres e falou da necessidade em estimular a detecção precoce do câncer de mama. O prefeito ainda parabenizou a Secretaria de Saúde pelas ações do Outubro Rosa que tem realizado diversas ações junto ao público feminino de São Simão e Itaguaçu. “Nós temos avançado com a saúde municipal, através dos atendimentos, medicação, exames e nas campanhas também. Nosso desejo é fazer com que o cidadão se sinta acolhido e acima de tudo, volte para casa satisfeito”, disse o gestor. Durante sua fala, o vice-prefeito Dr. Wallisson, afirmou que um diagnostico precoce pode salvar vidas, citando um exemplo familiar. “O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado da mulher no tratamento eficaz do câncer de mama e colo do útero. Quando identificado cedo, o câncer pode ser tratado e aumentam as chances de tratamento e cura da doença”, afirmou. Já o secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira, aproveitou a oportunidade para tecer seus agradecimentos a todos envolvidos na ação e também chamou a atenção para a prevenção. “O nosso agradecimento especial à administração do prefeito Ibinho por todo apoio direcionado a saúde. A atual gestão tem investido na prevenção e na promoção de saúde para que possamos evitar que as situações evoluam para um câncer, onde se gasta muito e prejudica bastante o ser humano”, falou. Várias mulheres participaram da mobilização. Entre as participantes, a senhora Sionete, que falou sobre a campanha e avaliou de forma positiva a ação, agradecendo a prefeitura e aos servidores da saúde. “Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus e, depois a essa equipe pelo atendimento. Participo pela primeira vez e está tudo lindo. Foi um evento muito importante para nós mulheres”, ressaltou. Enquanto aguardava o atendimento odontológico na Unidade Móvel Odontológica Dr. Rogério Pinheiro Carvalho, a moradora Marluce Umbelino, também agradeceu ao prefeito e toda equipe da saúde pelos serviços oferecidos. “A Saúde está muito bem! Estou muito satisfeita com o nosso ônibus odontológico. É uma boa ação em prol da saúde das pessoas e sempre que precisei, fui muito bem atendida”, afirmou. “É um trabalho muito bem feito, pois muitas pessoas tem câncer e não sabe. Quanto ao atendimento odontológico, é uma oportunidade muito boa para dar um jeito naqueles dentes estragados. Todos esses atendimentos são muito importantes para nós mulheres. Não tenho nada a reclamar da nossa saúde. Quem reclama, deveria ir pra fora pra ver o que é sofrimento”, avaliou Nizelene da Guia, que também aguardava pelo atendimento odontológico. De acordo com a Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Jéssica Fernanda, o sucesso da campanha pode ser traduzido em números. Durante o Dia D, foram autorizadas 90 mamografias, 100 preventivos realizados e 75 atendimentos odontológicos promovidos pela Unidade Móvel Odontológica Dr. Rogério Pinheiro Carvalho e pelo consultório odontológico da UBS I Waguines Júlio de Castro. Participaram também da ação, os secretários Augustinho Maurício da Silva (Infraestrutura), Divino Nogueira (Educação), Danilla Soares (Turismo) e Wilson Pimenta (Administração); a Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Jéssica Fernanda e a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michelle Santos Côrtes de Melo.