E a viola tiniu e a sanfona chorou. Em um concerto que levantou o público, a Orquestra de Músicas Raízes de Quirinópolis “José Henrique da Viola” cumpriu seu papel de difundir a música raiz. A apresentação que ocorreu sábado (26) no palco do restaurante do 11º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, arrancou aplausos da plateia. Quem apreciou atenta a Orquestra foi a turista de Brasília, Luciana Gondim de Pádua. Acompanhada por seu esposo José Roberto Guimarães, ela elogiou a apresentação e pediu por mais atrações como esta, para o próximo evento. “A música é algo que alimenta a nossa alma. Foi maravilhoso, espero vir mais vezes”, relatou. O prefeito em exercício, Adelsso Nogueira, concorda que a diversidade musical apresentada nesta edição do Festival Gastronômico é importante para cena cultural goiana. “A boa música sempre é bem-vinda. É interessante essa diversidade, porque contempla vários gostos musicais, vários estilos, acho que é uma alternativa muito interessante.” Afirmou. A Orquestra de Músicas Raízes de Quirinópolis “José Henrique da Viola” surgiu em 1° de maio de 2011, com projeto desenvolvido pela família de José Henrique da viola : Delair Maria de Faria , Patricia Daniela Faria Pontes, Geraldo Henrique Pontes , Valdecy Elita Pontes e amigos : Laura Lopes de Freitas, Delvânia dos Santos Freitas Silva, Vanessa Carvalho, Wanderson Lacerda dos Santos Paiva, Cleides Fernandes de Oliveira, Eliete Pereira dos Santos, Alaor Lopes, Maria da Guia Medeiros, Anicésio do Prado Cabral, João Batista da Costa, Valdeni José Marques Gonçalves, Marli Gonçalves Rios, amantes da cultura interiorana. O objetivo da Orquestra Raízes de Quirinópolis é resgatar a cultura tipicamente Goiana, valorizar o profissional divulgador desta beleza que é cultura goiana expressa através da música sertaneja raiz. A orquestra conta, atualmente, com a participação de 25 integrantes entre músicos, vocalistas e instrumentistas.