Donos de cães e gatos têm até o dia 31 de outubro, para procurar a secretaria municipal de Saúde para imunizar seus animais contra a raiva.

A campanha de vacinação antirrábica que teve início dia 11 de setembro e “Dia D” dia 22, foi estendida para que a meta seja atingida. Até o momento, em todo o município já foram aplicadas 3.295 vacinas (3.003 cães e 292 gatos). Para 2018, a expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 3.450 cães e 346 gatos. A população estimada desses animais no município é de aproximadamente 3.796.

Para melhorar a cobertura vacinal, uma equipe da Secretaria de Saúde realiza, este ano, uma campanha de vacinação antirrábica ampliada e itinerante, envolvendo buscas residenciais e nas comunidades rurais.

Para vacinar o animal, é recomendado que os donos sejam maiores de idade e conduzam os bichinhos de coleira e levem, se tiverem, o cartão de vacinação.

A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.

Entre os sinais clínicos da doença, é possível destacar que os cães se tornam mais agressivos, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. O latido se torna diferente do habitual; o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também há falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.