Para conter o avanço da epidemia de dengue que atinge vários bairros da cidade, a secretaria municipal de Saúde lançou na manhã desta quarta-feira (31/01), mais uma campanha de mobilização contra a dengue. O objetivo das ações é conscientizar a população para medidas que podem contribuir na prevenção da doença. O vice-prefeito Dr. Wallisson, acompanhado do secretário de Saúde, José Fernandes Faria, do Presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Pimenta, deu o “start” das ações na Praça Salvador José Jacinto de Souza, no bairro Jardim Liberdade II. De acordo com informações da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michelle Santos Cortês, o trabalho está sendo executado por Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e conforme o cronograma, em cinco dias, 100% dos bairros devem ser atendidos. “Nas casas onde estão sendo encontrados focos do Aedes, o endereço está sendo passado para a Vigilância Sanitária, para que o proprietário seja notificado. Em alguns casos, o morador está sendo intimado para junto com o agente realizar a eliminação do foco. Os terrenos baldios terão os endereços passados para a equipe do Código de Posturas e os donos notificados para que promovam a limpeza do mesmo. Haverá notificação ou intimação nos casos de reincidência e, se houver recusa ou resistência para que os agentes possam entrar na residência, encaminharemos o caso para o Ministério Público e o morador poderá ser obrigado a assinar um Termo de Ajuste e Conduta. Sem o apoio da população não conseguiremos vencer essa epidemia, que assola todo o município”, explicou Michelle. De acordo com o cronograma, a ação teve início no Jardim Liberdade, em seguida será a vez do Mutirão, Setor Industrial, Comercial Sul, Popular, Centro, Residencial Cemig, Aeroporto, Vila Bela, Cidade Jardim e por último o Garimpo. O presidente Adriano, que também participou da ação, destacou ser a campanha de extrema importância para a saúde pública do município. “Como é de conhecimento de todos, São Simão atravessa uma epidemia de dengue terrível, mas que com a cooperação de todos, temos total possibilidade de sairmos bem dessa situação. São Simão hoje é a cidade do Estado de Goiás que mais sofre com a doença, principalmente, por descuido da população. Se cada morador fizer sua parte, cuidando apenas do seu quintal, com certeza teremos progresso no combate contra o mosquito”, disse. O surto de dengue no município provocou uma reunião de emergência entre o prefeito Ibinho e uma equipe de profissionais da Saúde da Regional de Saúde – Sudoeste I Rio Verde. A reunião foi realizada no gabinete executivo e estiveram presentes, a Médica Sanitarista, Cristina Laval, a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Elizete Cavaleti, e a Coordenadora Geral da Regional de Saúde, Anna Otília. Durante o encontro, a equipe expressou sua preocupação em relação aos inúmeros casos de dengue registrados, durante o mês de janeiro, tendo em vista os surtos que estão ocorrendo no município. Anna Otília solicitou a intensificação dos agentes nas notificações e a adoção de medidas mais rígidas por parte da administração municipal, junto à população. Pediu também a cooperação de todos para combater o mosquito, sendo realizada em escolas atividades sobre o combate ao mosquito, à conscientização da população sobre a limpeza de seus terrenos, bem como as ruas e avenidas do município. De acordo com o prefeito, as ações são muito importantes e a participação da população no combate ao Aedes é essencial. “A participação da sociedade é imprescindível para que estas ações sejam concretizadas, para que haja a união de todos ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Se não houver a participação da sociedade não terá o combate”, ressaltou. Também participam da abertura das atividades a Coordenadora da Atenção Básica da Saúde da Família (UBS), Jéssica Fernanda, o Coordenador de Endemias, Klauber Macedo e a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Danilla Soares.