Em pleno outono, a procura pelo bem estar e um corpo saudável está fazendo as pessoas buscarem alternativas de atividades físicas em São Simão. Priorizando a qualidade de vida da população São Simãoense, a Prefeitura numa ação inédita, através do projeto “Zumba para Todos” da Superintendência de Cultura, oferece aulas de Zumba ministradas pela professora Digenane Ribeiro, na quadra poliesportiva do Colégio Leopoldo Moreira. Sucesso desde o mês de abril, a Zumba está atraindo adeptos de todas as idades. As aulas são abertas ao público e já reúne cerca de 400 alunas cadastradas. O movimento aumentou com a repercussão positiva. As aulas são gratuitas e acontecem das 20h às 21h  durante 2 dias da semana (terça e quinta-feira ). E dentro em breve, deve aumentar para em mais um dia, devido a grande procura. Por se tratar de um ritmo de alta queima calórica, a maioria dos participantes é composta por mulheres, que buscam a forma física ideal. Aliando mistura de ritmos, movimentos rápidos e muito dinamismo, a aula tem atraído cada vez mais interessadas. “A Zumba é fitness, proporciona ginástica junto com a aula, o ritmo foi elaborado para unir a dança e a atividade física. As pessoas que não se exercitavam ou não praticavam esportes, estão vindo dançar conosco”, contou a professora Digenane. Praticada em mais de 150 países, a Zumba é uma dança latina que mistura ritmos como samba, salsa, merengue e mambo. Criada em 1990, na Colômbia, a Zumba proporciona o aumento de condicionamento físico para os praticantes, além de diversos benefícios respiratórios. A queima em uma aula de sessenta minutos pode chegar a 1000 calorias. Moradora do bairro Popular, Danúbia Alves Freitas, elogiou a oportunidade oferecida pela Prefeitura. “Sempre tive vontade de dançar, com a aula gratuita de Zumba oferecida pela Prefeitura, estou praticando e cuidando da minha saúde. Além de melhorar o corpo, nos divertimos muito durante as aulas. O prefeito Dr. Márcio está de parabéns por oferecer essa dança para a população, é uma atividade para a família”, contou a aluna. E para melhor comodidade da professora durante as aulas, o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, acompanhado do vereador Antônio Camilo, fez na noite do último dia 12, a entrega de um microfone auricular para a instrutora. “Estive hoje no Colégio Leopoldo Moreira aonde a prefeitura, através da instrutora e amiga Digenane, vem colocando em pratica um excelente projeto de atividades de dança com a mulherada. Na oportunidade entreguei um microfone auricular, de última geração, para facilitar a comunicação da Digenane com as alunas. Isso é saúde! Isso é bem estar! As inscrições são feitas no Centro Cultural com a professora Cida Santana, que acompanha de perto mais um projeto fantástico”, falou o prefeito. A aluna Pauléssya Rezende, agradeceu a iniciativa do prefeito Dr. Márcio. “Em nome das 400 alunas inscritas quero lhe agradecer Prefeito Dr. Márcio  pelo apoio e incentivo ao projeto “Zumba pra Todos”. Agradecer também o presente entregue a Digenane que irá melhorar e animar ainda mais nossas aulas. Agradecer ainda a doação das nossas camisetas e o aumento de 2 para 3 vezes por semana, a quantidade de aulas. Valeu demais! Eu já consegui eliminar 10 kgs e foi graças também as aulas de Zumba. Sem contar o quanto faz bem pra alma. A gente dança, canta, grita, se diverte e emagrece. É bom demais! Obrigada também ao vereador Camilo e a professora Cida Santana Cesar Tavares”, disse. Com o grande sucesso em São Simão, o vereador Antônio Camilo, durante as reuniões de maio, apresentou em plenário uma indicação para que o projeto “Zumba para Todos”, seja também viabilizado para a comunidade de Itaguaçu. “É um exercício que traz importantes benefícios, como flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, perda de calorias e socialização. Sendo assim, nada mais que justo que a comunidade de Itaguaçu usufruam também desses benefícios”, falou.
Fotos: Diogo Pedrosa