Considerado um dos melhores do Brasil, o violeiro Almir Pessoa foi a grande atração na noite de sexta-feira (25), no palco do restaurante do 11º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão.

“O Violeiro do Brasil” é querido do público de São Simão e já se apresentou na cidade em outras edições do Festival. A plateia pediu bis e a organização atendeu.

Com toda a sua versatilidade, Almir transformou o palco em uma verdadeira festa caipira e no repertório músicas como “Entre o Rodeio e Eu”, “Promoção” e tocou clássicos da música sertaneja de raiz com arranjos cuidadosamente elaborados.

Natural de Anápolis, Almir Pessoa graduou-se em Música em 2010, na Universidade Federal de Goiás. Cantor, compositor e instrumentista, Almir Pessoa toca gaita e dança catira.

Almir Pessoa iniciou a carreira tocando violão em bandas. Foi professor de viola e produtor de shows antes de apostar na carreira solo. O artista estreou profissionalmente em 2003 com o show Viola na Arena, uma ousada performance em Festival de Rodeio. Com o espetáculo, que alcançou cerca de 100 apresentações em diversas cidades, conquistou o título de O Violeiro do Brasil, que ostenta com muito orgulho. No trabalho como compositor e intérprete, Almir Pessoa não esconde a influência da música sertaneja de raiz, a música popular brasileira e a country music norte americana. O artista bebe em todas as fontes e inova nas apresentações com atitudes ousadas, como a performance Viola na Arena, realizado dentro de uma arena de rodeio.     Com quase 15 anos de carreira, apresentou-se nos mais importantes eventos sertanejos do País, feiras agropecuárias e festivais de rodeio, entre eles os de Jaguariúna, São José do Rio Preto e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Anualmente, ele faz shows para as comunidades brasileiras em Paris e Londres.

Em 2015, Almir Pessoa foi selecionado para um intercâmbio na World Heart Beat Music Academy  em Londres e além da missão de ensinar música brasileira,  aproveitou a temporada de dois meses para se apresentar em vários países da Europa, passando pela Inglaterra, Suíça e Alemanha, entre outros.

Recentemente, o Violeiro iniciou um novo projeto, com a abertura na capital goiana do IVAP – Instituto de Viola Almir Pessoa, onde ensina a arte de tocar viola para jovens e adultos. “Nosso negócio é Proporcionar uma experiência musical única, utilizando a viola como ferramenta principal”! Declara o Violeiro do Brasil.