A prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, entregou recentemente, 50 lençóis de cama (solteiro), 40 lençóis de Berço, 220 calcinhas, 190 zorbas, 147 pares de chinelos (nº 21 ao 28), 75 pares de meias infantil feminino, 72 pares de meias infantil masculino e 120 unidades de prendedores para cabelo, dentre outros produtos de altíssima qualidade que ajudarão no bem estar e saúde das crianças matriculadas na Cemei Tia Palmira. A entrega foi promovida pela secretária da Educação, Ilza Maria Vasconcelos, que repassou às mãos da Diretora Maria Beatriz Marques e Castro, R$ 6 mil em produtos. Os kits adquiridos com recursos do tesouro municipal, já estão beneficiando 170 crianças de 03 meses a 4 anos de idade, garantindo mais saúde e bem estar aos pequeninos. “Todos esses produtos comprados pelo prefeito Dr. Márcio, atenderá as crianças durante o período em que estiverem no Cemei, uma vez que, nem todas possuem outra troca de roupas, necessárias naqueles momentos em elas se sujam ou se molham”, afirmou Ilza. A entrega dos novos produtos foi acompanhada pelas crianças e “tias” que compartilharam da alegria com os 52 servidores do Cemei. Durante o ato, a Secretária ressaltou que as ações da Educação e da Gestão “De braços abertos pra você”, são de suma importância para São Simão e que a entrega de recursos para a creche é um dos atos indispensáveis para manutenção da educação. Em 1996, a Educação Infantil passou a ser definida, segundo a Lei de Diretrizes e Bases, como a primeira etapa da Educação Básica. Isso foi uma conquista, considerando-se que os primeiros seis anos de vida representam um período de intenso aprendizado e, consequentemente, de desenvolvimento. A administração municipal tem na Educação Infantil o alicerce de todos os demais níveis de escolarização e, como tal, cuida para que seja consistente. “Assegurar às crianças dessa faixa etária o atendimento em creches e pré-escolas traz um impacto muito positivo; pesquisas demonstram que a criança que tem acesso à primeira etapa da educação básica destaca-se nos anos subsequentes e a longo prazo apresenta melhores condições de vida, seja em termos de trabalho ou cultura geral. Nossa administração busca, constantemente, ampliar e aprimorar o atendimento das crianças dessa faixa etária”, revelou o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos. Informou a Diretora Maria Beatriz que o Cemei possui capacidade para atender 120 crianças, mas que atualmente assiste 170 crianças, em período integral. “A maior demanda na fila de espera é por crianças de berçário”, disse. Durante o tempo que permanecem na creche, as crianças fazem três refeições (café da manhã, almoço e lanche), fazem atividades, recebem cuidados de higiene, contam com consultas de uma psicóloga e enfermeira e, principalmente, recebem muito amor e carinho. A alimentação obedece a um cardápio elaborado por uma Nutricionista da prefeitura, que observa todos os detalhes importantes dessa idade e, preparadas pelas cozinheiras do Cemei. Dr. Márcio considera que nos Cemei’s as crianças recebem tratamentos de ótima qualidade, pois as monitoras e cuidadoras são totalmente capacitadas, recebem formação e os ambientes são adequados para a prática de atividades pedagógicas e lúdicas. “Brincar, estudar e passar o dia todo num ambiente bonito, equipado e estruturalmente funcional, contribui até para a autoestima do aluno e do pai e da mãe desta criança, que dependem de nosso atendimento para poder buscar fora o sustento do lar. Nosso governo tem a consciência que creche não é depósito de crianças e, sim, o cuidar e o educar. As mães podem ficar tranquilas, pois seus filhos são muito bem cuidados por nossas profissionais e tenham a certeza de que educação, cuidado, amor e carinho não faltam aos pequeninos”, completou Dr. Márcio.