Veículos danificados, carro de um lado e no meio da rua uma moto, pessoas feridas e muita gente em volta. Quem passou pelo Centro, no cruzamento entre as Avenidas Brasil, Rio de Janeiro e Rua 22, na tarde desta quarta-feira (16/09) se assustou com a cena que viu. Porém, tudo não passou de uma encenação, feita pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demetran), com atuação de alunos do Centro Cultural Iara de Almeida. A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro. A simulação de um acidente foi um recurso utilizado pelas autoridades para sensibilizar, educar e conscientizar as pessoas sobre o trânsito. E se depender do lojista Valdinei Mariano Andrade, que possui comércio próximo ao local, a simulação alcançou o objetivo. “Já presenciei muitos acidentes nesse cruzamento. Sem dúvida nenhuma eles diminuíram após a instalação dos semáforos, mas a imprudência ainda é grande. Motoristas cortando caminho dentro do posto para fugir do semáforo e avanço do sinal vermelho, são alguns dos atos irresponsáveis. A encenação de hoje foi muito válida, quem sabe sensibiliza alguns motoristas e motociclistas”, disse. Sem saber que a cena era montada, uma senhora, ao ver um casal de motociclistas ensanguentados e agonizando sobre o asfalto e, outro casal dentro de um veículo destruído, dizia “misericórdia, meu Deus. Será que morreram todos? Alguém precisa fazer alguma coisa”. Avisada pelo Agente de Trânsito, Danilo Gonçalves de Melo, que o acidente foi uma simulação e que as pessoas feridas se tratavam de atores do Centro Cultural Iara de Almeida, Ela ficou mais tranquila, mas ainda trêmula afirmou. “Ficou muito bem feito. Se a intenção era chamar a atenção, conseguiram”. O local escolhido para a encenação foi estratégico, pois acidentes eram frequentes no cruzamento antes de receber a sinalização semafórica, implantada pelo prefeito Dr. Márcio Vasconcelos, em outubro do ano passado. Ao todo foram instalados cinco semáforos, em pontos estratégicos, demandando investimentos na ordem de R$ 350 mil reais, provenientes dos cofres do município. O objetivo da simulação era sim chamar a atenção de quem passava pelo local para uma triste estatística. No Brasil, a cada 14 minutos uma pessoa morre no trânsito em decorrência de acidentes. É uma realidade que faz mais vítimas fatais do que em guerras pelo mundo. Coordenando a simulação o Diretor do Demetran, Edmar Monteiro, afirmou que a ideia foi impactar mesmo para que as pessoas se conscientizem do perigo que correm quando não se respeita as leis de trânsito. “Resolvemos colocar uma moto na cena, por ser muito alto o número de acidentes envolvendo esse tipo de meio de transporte em todo o país e, São Simão não foge a essa triste estatística. Então queremos sensibilizar as pessoas para esse dado alarmante e creio que o objetivo foi alcançado”, afirmou. O Agente Danilo comemorou o sucesso da ação e destacou todo o apoio que recebeu para a sua execução. “Se atingimos nosso propósito, foi graças a todo o aparato logístico que nos foi dado pela Prefeitura, Detran/Go, Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria de Saúde, e pelas Policias Militar e Rodoviária Federal.  Menção honrosa para os atores do Centro Cultural Iara de Almeida, dirigidos pelo instrutor de cursos, Gilmar Constantino. Eles foram fantásticos! Com toda essa estrutura conseguimos chamar e prender a atenção de muita gente e, desta forma perceberam a importância de ser ter cada vez mais atenção no trânsito”, explicou. A atual administração pensando no bem estar de sua população, já promoveu diversos investimentos em segurança pública, além dos de R$ 350 mil reais na implantação dos semáforos, o prefeito Dr. Márcio ainda investiu cerca de investimento de cerca de R$ 3 milhões em obras de recapeamento asfáltico urbano, por diversas ruas e avenidas de São Simão e Itaguaçu. Tudo isso com recursos próprios do tesouro municipal. E neste domingo, como parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, Dr. Márcio entregará oficialmente os 5,4 quilômetros de ciclovias, implantadas nas Avenidas do Lago e Goiás e, ao longo de toda a orla do Lago Azul. “Domingo a partir das 8hs da manhã, na Praia do Lago Azul a Prefeitura através do Demetran estará realizando um passeio ciclístico em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, ao longo da ciclovia até a Praça Central, onde serão sorteados diversos prêmios, dentre eles bicicletas. Lembramos que a conquista dessa ciclovia só foi possível através do apoio do Deputado Federal Heuler Cruvinel e do Governador Marconi, atendendo a uma solicitação nossa de 2014. Nossa ciclovia soma hoje 5.4km de extensão, a maior do Estado”, informou e convidou o prefeito.