39_MFP_647_maisaude

Dia 2 último, em Rio Verde, aconteceu o lançamento do programa Mais Saúde para Goiás na região Sudoeste do Estado, atingindo a 28 municípios.

O programa vai abranger todos os 246 municípios do estado e para essa etapa estão sendo convidados prefeitos,  secretários municipais de saúde, servidores da saúde de: Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Montividiu, Paranaigura, Porteirão, Quirinópolis, Rio Verde, São Simão, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra, Turvelândia, Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia.

Segundo a Superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde da SES, Evanilde Fernandes Costa Gomides as prefeituras, através das Secretarias Municipais de Saúde, vão trabalhar junto ao Estado para reorganizar a assistência a atenção primária nos municípios. Vale lembrar que todos os municípios, por lei, são responsáveis por ofertar a atenção primária que hoje é feita, principalmente, pelas equipes de saúde da família.

“Toda a Secretaria Estadual de Saúde vai estar se deslocando para os municípios, cumprindo um calendário, e é muito importante o trabalho em parceria com as prefeituras para o seu sucesso”, destaca Evanilde.

A proposta do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) foi abraçada pelo Governo do Estado e pretende instituir uma nova lógica para a organização da Atenção Primária à Saúde (APS), estreitando as relações entre o Estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir desse trabalho, a SES pretende oferecer a cada um dos municípios que participarem do programa, uma estrutura básica, com laboratórios, aparelho de ultrassonografia e Raios-X, conforme as necessidades que forem detectadas e as capacitações aplicadas. O objetivo é fortalecer a Política de Atenção Primária à Saúde (APS), implementando ações de educação permanente e serviços para a promoção do cuidado da população em todo seu ciclo de vida.

 

Oficinas

O Mais Saúde para Goiás realizará oficinas que capacitarão os profissionais envolvidos para a realização do processo de qualificação da Atenção Primária em seus municípios. Por se tratar de um projeto de impacto, o Mais Saúde para Goiás optou por iniciar o projeto de forma gradativa, contemplando todas as regiões de saúde.

Os encontros acontecerão nas 18 regiões de saúde, no período de agosto de 2015 a outubro de 2017. A expectativa é a capacitação técnica para todos 5.964 profissionais da atenção primária no Estado, como médicos, odontólogos, enfermeiros, auxiliares e administrativos. A estratégia é realizar as oficinas de forma descentralizada, mais próximas aos municípios, para obter maior participação de gestores e profissionais de Saúde. Todo o trabalho é coordenado pelo Conass.

 

APS

A Atenção Primária à Saúde (APS) é entendida como um conjunto de intervenções de saúde no âmbito individual e coletivo que envolve: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente. O Mais Saúde para Goiás pode ser definido como um processo de planejamento da atenção primária. Está relacionada diretamente às mudanças nos processos de trabalho nas unidades de saúde. Trabalha com a capacitação de equipes, com um projeto de intervenção na organização da atenção com foco na APS, e implica na adesão e compromissos das instâncias envolvidas.

Portanto, como resultado desse trabalho, será visualizada a necessidade de novos investimentos em Saúde, que subsidiarão a construção de um plano diretor de investimentos para cada município. O produto final do Plano se tornará um importante instrumento de planejamento para as gestões municipais e estaduais.

O Estado de Goiás conta com 1.491 equipes de saúde que trabalham diretamente com a atenção primária, seja diretamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), como apoio matricial.

 

Unidades Básicas

De acordo com Evanilde Fernandes, o processo para melhorar a atenção básica prevê uma retaguarda que configurará em obras físicas, como oferta de novos hospitais, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), e ampliação do corpo técnico para atender à população. Neste caso, em relação aos AME, Goiás já possui seis em construção em diferentes regiões do estado.

Os AMEs são centros de diagnóstico de média e alta complexidade e orientação terapêutica que reunirão 20 especialidades médicas, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Todas as unidades terão centro cirúrgico e serviço de investigação e diagnóstico de câncer. Além disso, haverá atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e fonoaudiologia.

Evanilde ainda comenta que as unidades de referência desse atendimento, por exemplo, são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), os Centros Integrados de Atenção Médico Sanitária (Ciams), os Centros de Saúde da Família, hospitais municipais, estaduais, postos e outros que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para se ter ideia dessa estrutura, o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) aponta que em maio de 2015, o Estado de Goiás contou com um total de 1.557 unidades públicas, sendo: 1.185 Centros de Saúde/Unidades Básicas de Saúde, 196 Postos de Saúde e 176 Hospitais (08 especializados e 168 hospitais gerais).