Sol escaldante, quedas, desistências, provas duras e alto nível técnico. Esses foram os ingredientes do 1º Desafio Municipal de MTB de São Simão, que aconteceu dia 15/04, no Complexo Turístico do Lago Azul. A competição, que fez parte do 1º Circuito Esportivo do 12º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural e, reuniu 51 ciclistas de Goiás e das Minas Gerais, foi de pura resistência, se notabilizando pelo elevado nível técnico dos participantes. A Concentração dos competidores aconteceu ao lado do estande de vendas do Loteamento Residencial Viverde, de lá os ciclistas divididos em seis categorias, percorreram um percurso de aproximadamente cinco quilômetros em estradas de chão. Dura, a prova foi na modalidade cross country, num percurso em forma de circuito com aproximadamente 5km de distância. Para o Superintendente de Esportes, Alberto Silva Araújo, o sucesso do Desafio de Mountain Bike, se deve ao apoio e estrutura ofertada pela prefeitura municipal e pela organização da APROV- Associação Pró-Vôlei e cronometragem da SISTIME. “Durante a prova o forte calor predominou, o trecho foi bem variado, difícil, mas para os praticantes do esporte isso é muito bom. Os ciclistas chegaram bem desgastados, dada a dureza da prova”, destacou Alberto. As provas foram disputadíssimas e testou a resistência dos atletas e também das bikes. O trecho passou por estradas de terra batida com muitas pedras soltas e entrou numa mata, onde a temperatura era muito alta e o clima úmido, fazendo com que muitos competidores colocassem a língua para fora. “Eu estava bem, vinha mantendo meu ritmo, mas ao chegar numa curva, um dos pneus furou e me fez desistir”, comentou Adilson Maguila, ciclista saõsimãoense. Em todas as modalidades disputas, ciclistas de São Simão subiram ao pódio, mostrando a força do esporte na cidade. Foram distribuídos três mil reais em premiação para os três primeiros colocados de cada categoria mais troféus, até a quinta posição, com exceção da “Estreante”, onde os competidores recebam apenas troféus . Participaram da competição ciclistas das cidades de Ituiutaba, Uberlândia, Araguari (Minas Gerais) e São Simão, Paranaiguara, Cachoeira Alta, Quirinópolis, Rio Verde e Jataí (Goiás).   Classificação por categoria: Categoria ESTREANTE MASCULINO: 1°Marcony Giordani. (Uberlândia – MG) 2°Steifmar Moraes. (São Simão – GO) 3°Rodrigo Borges Garcia. (Uberlândia – MG) 4°Higor Rafael da Silva. (Paranaiguara – GO) 5°Victor Gabriel de Oliveira. (São Simão – GO) Categoria FEMININO 1°Nazaré Ramos. (Araguari – MG) 2°Thairine Esteves. (Rio Verde – GO) 3°Jeruza Alves Pereira Batista Vieira. (Uberlândia – MG) 4°Gislene Cabral. (Paranaiguara – GO) 5°Kelli Divina. (São Simão – GO) Categoria MASTER: 1°Carlos Antônio Ferreira de Moraes. (Jataí – GO) 2°Alex da Silva Araújo. (São Simão – GO) 3°Ronaldo Olimpío da Costa. (São Simão – GO) 4°Cairo Nazaré. (Rio Verde – GO) 5°Himad Hasan Zaghlul. (Jataí – GO) Categoria SUB-20: 1°Bruno Mendes Guimarães. (São Simão – GO) 2°Nathan Gonçalves. (São Simão – GO) 3°João Victor. (Uberlândia – MG) 4°Lucas Nunes Guimarães. (Rio Verde – GO) 5°Bruno da Silva Oliveira. (Araguari – MG)   Categoria SUB-30: 1°Leonardo Henrique. (Araguari – MG) 2°Luan Arantes. (São Simão – GO) 3°Giovani Nascimento. (Ituiutaba – MG) 4°Rafael Cury. (Uberlândia – MG) 5°Rogger Roquette Oliveira. (Paranaiguara – GO)   Categoria SUB-40: 1°Geison Rabelo. (Uberlândia – MG) 2°Rafael Alves. (São Simão – GO) 3°Moisés Lourenço. (São Simão – GO) 4°Gil Adriano Prado. (Jataí – GO) 5°Acrízio Domingos Arantes Filho . (Rio Verde – GO)   Consciência ecológica – A organização da prova não colocou pontos de hidratação durante o percurso para não poluir a mata com garrafas plásticas. Houve apenas um ponto na largada e cronometragem.