Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), em São Simão, amantes da pesca esportiva se encontraram no Lago Azul para mais uma edição do Encontro da Pesca Esportiva, que uniu, mais uma vez, a pesca esportiva e a consciência ambiental.

O evento também proporcionou a realização de negócios, principalmente nos estabelecimentos voltados para a pesca esportiva com uma espécie de feira náutica montada dentro da arena de shows da área de camping do Complexo Turístico do Lago Azul, além de atividades recreativas e esportivas como o tradicional Torneio de Arremesso.

Desde 2008, as águas cristalinas do Lago Azul recebem, este que é um dos maiores eventos da pesca esportiva do país, com a participação de centenas de apaixonados por essa modalidade.

Esta edição, segundo informações da organização, teve a inscrição de aproximadamente 200 embarcações para aquele que, hoje, é um dos eventos de referência para todo o país.

Segundo Danilla Soares, secretaria do Turismo e Meio Ambiente, a pesca esportiva está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática promotora da união familiar e de grupos de amigos.

“A emoção de pescar, fotografar, medir e soltar o peixe no seu habitat natural é a principal característica de quem pratica o pesque e solte e, participa do Encontro da Pesca Esportiva de São Simão”, pontua.

Durante dois dias, pescadores das mais diversas regiões do país, percorreram o Lago Azul, com seus potentes barcos, em busca dos maiores “brigões” e “acrobatas” tucunarés, que depois de fisgado, com o intuito de se livrar da isca, realiza grandes saltos, proporcionando aos amantes da pesca, um dos momentos que mais descarrega adrenalina nos pescadores.

De acordo com João Paulo Nogueira, da APESS, São Simão é a morada dos maiores tucunarés-azuis do Brasil. E o maior fisgado nessa edição tinha 64,5 centímetros e foi pego pela equipe Ellgibbor de Santa Fé do Sul.

“Só temos a agradecer a todos os pescadores e parceiros por terem nos prestigiado. Este evento tem uma importância enorme para a cidade e nós pescadores esportivos, temos a obrigação de contribuir, soltando os peixes abaixo da medida e também os grandes exemplares, pois são eles a alegria do pescador. Por  isso, na contabilidade ambiental, o peixe vivo vale muito mais do que morto e dentro de um isopor. E dentro em breve, São Simão voltará a sediar o maior evento da pesca esportiva desse país”, garantiu.

Para o prefeito Ibinho, presente na largada do evento na manhã de sábado, o evento é importante para o fomento do turismo na região, principalmente porque atrai participantes de outros estados e dá visibilidade para o município.

“Certamente que a cidade se sente orgulhosa de contar com mais uma edição de um evento como esse. Todos nós nos alegramos pelo empenho e empreendedorismo do Lester Scalon, Márcio Galvão e do saudoso Capitão Gancho, por terem acreditado nessa iniciativa que hoje é reconhecida como um grande sucesso. Desejamos que mais pessoas se espelhem nesse exemplo e apoiem esse trabalho, patrocinando e investindo no seguimento”, afirmou.

Além do ambiente festivo e descontraído, a premiação foi um dos atrativos do evento. Após um concorrido sorteio de brindes, oferecidos pela organização do evento e pelos patrocinadores, foram anunciadas as dez equipes melhores colocadas, sendo elas: Ellgibbor, Almanza Perdilândia Pesca Esportiva, Tucunas Sports, Baum da Pesca, Tucuna Red Amigos, Cocotinhas, APEPAR, Pesca Triângulo Fibralar, Santa Fé Marina Fish 01 e Iscas Moriah.

Finalizando a festa, acontece o sorteio de 4 barcos de alumínio, 2 motores de popa 15hp, 3 carretas e de 5 motores elétricos, entre todos os inscritos.

O Encontro da Pesca Esportiva é uma realização da APESS (Associação de Pesca Esportiva de São Simão), com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores de São Simão e empresas parceiras.