Visando dar oportunidade de acesso ao mercado de trabalho e facilitar a interação entre empregadores e empregados, a Prefeitura lançou na manhã desta terça-feira (26), em parceria com o Sine e a Associação Comercial e Industrial, o Portal do Emprego. Idealizado pelo prefeito Ibinho e pelo Chefe de Gabinete Executivo, João Paulo Medeiros, nesta ferramenta, que já está disponibilizada online no site institucional da prefeitura de São Simão, serão disponibilizadas de forma transparente e de fácil acesso, as vagas de emprego ofertadas por empresas e pelo comércio local.

www.saosimao.go.gov.br/portaldoemprego

A solenidade de lançamento da plataforma digital, que aconteceu no gabinete do executivo municipal, contou com as presenças do prefeito Ibinho; do presidente da Câmara Municipal, Lazinho Lacerda; dos vereadores Ana Maria, Antônio Camilo, Adriano Pimenta, Baiano Carvoeiro e Fábio Kebinha; dos secretários Adriana Floriano (Desenvolvimento Social), Rogério Souza (Finanças), Wilson Pimenta (Administração), José Humberto (Controle Interno), Arquimedes José de Oliveira (Saúde), Danilla Soares (Turismo), Augustinho Maurício da Silva (Infraestrutura), Amauri Romão (Transportes) e Gregório Vassilive Ferreira (Indústria e Comércio); Diretor de Logística/Porto da Caramuru Alimentos, Antônio Ismael Ballan; Coordenadora do Sine, Relva Jane;  Presidente da Comissão de Licitação, Glenea Brito; Gestor de Contratos, Clayton Alves Oliveira; o Coordenador Regional da Emater, Lourival Gomes Jardim; o secretário da Associação Comercial e Industrial, Florivaldo Macedo; a Procuradora-Geral, Sylvia Regina; a Procuradora, Drª. Daniela Alves Reis Romão; o Engenheiro Civil, Paulo José Resende; Padre Rodinaldo Sabater e o Chefe do Gabinete Executivo, João Paulo Medeiros. A expectativa é que através da iniciativa privada muitos postos de trabalho, aproximadamente 500, venham a ser gerados no município por conta da retomada das obras e serviços da Ferrovia Norte-Sul. O canteiro de obras da empreiteira Sacyr, responsável pelo consórcio, e contratada da empresa Rumo, será instalado na cidade. Cerca de outros 500 empregos devem ser gerados por um grupo de investidores que está adquirindo a empresa sucroalcooleira Energética São Simão, localizada no distrito de Itaguaçu. Em fase final de negociação, os investimentos na unidade já ocorrem no próximo ano. Outra boa notícia anunciada pelo Diretor de Logística/Porto da Caramuru Alimentos, Antônio Ismael Ballan, durante a solenidade de lançamento do Portal do Emprego, foi um investimento de aproximadamente R$70 Milhões na construção de um terminal de transbordo da Ferrovia Norte-sul, no Distrito Industrial, numa parceria entre as empresas Caramuru e Rumo. As obras já iniciaram e devem ser concluídas em dezembro do próximo ano, quando entrará em operação, ofertando centenas de empregos diretos e indiretos tanto na obra quanto na operação do terminal. “Não temos dúvidas de que em 2020 São Simão viverá um cenário bem diferente deste de 2019. Tenham a certeza absoluta de que será muito mais feliz!” Afirmou Ballan. De acordo com o prefeito Ibinho, a exemplo do restante do país, o município sofre com o desemprego e considera como dever da atual administração a criação de mecanismos para que os desempregados sejam reinseridos ao mercado de trabalho. “Temos trabalhado muito ao longo desses três anos para chegarmos aonde chegamos. Estou muito feliz com a visita do amigo Antônio Ballan que nos trouxe muitas novidades na área de geração de empregos. A partir do próximo ano, São Simão terá uma oferta de cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. E esse Portal do Emprego auxiliará na divulgação dessas vagas. Por isso, também vamos preparar e qualificar os interessados oferecendo cursos diversos e oficinas através da Secretaria de Desenvolvimento Social. São Simão está no caminho do desenvolvimento e preparada para a geração de empregos”, disse o prefeito, convocando os empresários e comerciantes da cidade a abraçarem o projeto. É importante destacar que o Sine de São Simão desempenha um importante trabalho de articulação junto às empresas, que já estão se instalando no município, na captação e disponibilização das vagas de emprego diretamente em seu portal. “A nossa coordenadora Relva Jane tem trabalhado muito para alcançarmos importantes resultados. Só em 2019, até a presente data, o Sine São Simão gerou cerca de 520 vagas de emprego”, destacou Ibinho. Ainda segundo o prefeito, a Prefeitura pretende, com a criação desse serviço, oferecer uma ferramenta que possa contribuir para a redução do desemprego em São Simão e Itaguaçu, criando novas perspectivas para todos. “A prefeitura tem buscando a geração de empregos para o município e, apesar da crise nacional, tem trabalhado para que, num futuro próximo, São Simão dê um importante salto no seu desenvolvimento e crescimento socioeconômico”, frisa. Relva Jane, Coordenadora da unidade do Sine em São Simão, opinou sobre a importância da criação e implantação do Portal que tem foco no trabalhador. “Esse Portal do Emprego é de suma importância tanto para a cidade quanto para Itaguaçu, pois irá divulgar as vagas de emprego ofertadas por empresas e comércios, no município. A principal função do Sine é colocar o trabalhador no mercado de trabalho e estaremos lá, prontos para atender a todos”, ressaltou. Para o vereador Lazinho Lacerda, presidente da Casa Legislativa, o novo Portal é mais uma ferramenta de transparência. “Transparência em todos os atos. É isso que a Câmara, juntamente com o executivo, tem feito. Quanto mais lisura e claridade tiverem, mais acesso a população terá a esse serviço. Nossos agradecimentos ao Ballan, do Grupo Caramuru, que trouxe várias e importantes notícias de emprego para a cidade e nossa querida Itaguaçu”, agradeceu.